SOBRE O EVENTO

O 4º Encontro Enoconexão é um evento técnico sobre viticultura, enologia e enoturismo que visa apresentar informações de qualidade e relevância focando especialmente nas condições e principais temas de interesse de produtores de uva e vinho da região sudeste do país.

Quando?

22 a 25 de novembro de 2021

Como será?

O encontro será híbrido, ou seja, você poderá assistir nossa transmissão on line do conforto da sua casa ou poderá estar presente e brindar esse momento conosco. A transmissão será realizada no canal da Enoconexão no Youtube através do link que disponibilizaremos quando você fizer sua inscrição no evento. Para participação no evento presencial será necessário realizar a inscrição previamente para cada dia de evento que você pretende participar. O encontro para o público presencial será realizado no Centro de Frutas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), localizado no Bairro do Corrupira, Jundiaí – SP.

ORGANIZAÇÃO E COORGANIZAÇÃO









A Enoconexão é uma empresa que objetiva fortalecer e auxiliar o desenvolvimento do setor vitivinícola por meio da comercialização de uvas de qualidade das principais regiões vitivinícolas do país; assessoria e consultoria para empresas de bebidas; promoção de cursos e capacitações voltados para a elaboração de vinhos e espumantes e promoção de eventos técnicos.
@enoconexão







Formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, o Circuito das Frutas destaca-se pela realização do turismo rural nas diversas propriedades existentes, aproveitando o potencial de produção de frutas historicamente presente na região. Destacam-se, na região, a cultura da uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo. Viaje nas cores, cheiros e sabores do turismo rural no Circuito das Frutas!
@circuitodasfrutas

JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA NO VINHO PAULISTA

PROGRAMAÇÃO

22/11 - Segunda-feira

18h: Abertura do 4º Encontro Enoconexão.

19h: Apresentação oficial da variedade IAC Ribas.

23/11 - Terça-feira

14h: Vitivinicultura Paulista - histórico, momento atual e perspectivas. José Luiz Hernandes, Pesq. Científico - Instituto Agronômico de Campinas

15h30: Visita ao campo no Centro de Frutas do IAC.

16h45: Encerramento.

Programação presencial e exclusiva para produtores do Circuito das Frutas.


18h30 Café de Boas-vindas.

19h: Vinhedos sustentáveis: principais pontos de ação. Prof. Dr. Leonardo Cury - IFRS

20h: Desenvolvimento de variedades de uvas resistentes na Vivai Cooperativi Rauscedo. PhD Asia Khafizova, Grape Breeder - Vivai Cooperativi Rauscedo. (Atividade Gravada)

21h: Apresentação da Vivai Cooperativi Rauscedo. Eng. Agrônomo Charles Pontalti.

21h30: São Paulo na taça: apresentação de vinícolas paulistas (com degustação para público presencial).


24/11 - Quarta-feira

14h: O processo produtivo e a qualidade do vinho. Prof. Dra. Marite Carlin Dal’Osto - IFSP

15h: Análise sensorial guiada de Vinhos Niagara.

15h40: Encerramento.

Programação presencial e exclusiva para produtores do Circuito das Frutas.


18h30 Café de Boas-vindas.

19h: Características e vinificação de variedades híbridas.
(com degustação para público presencial).
Celito Guerra, pesquisador da Embrapa.

20h: Variedades híbridas da Embrapa com foco em vinificação.
(com degustação para público presencial).
Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa.

21h: Variedades híbridas do IAC com foco em vinificação.
(com degustação para público presencial).
José Luiz Hernandes, Pesq. Científico - Instituto Agronômico de Campinas.

21h40: São Paulo na taça: apresentação de vinícolas paulistas.

25/11 - Quinta-feira

14h: Regularização de vinícolas. Rafael Vicchini, sócio-proprietário EnoConexão

15h45: Encerramento.

Programação presencial e exclusiva para produtores do Circuito das Frutas.


19h: Enoturismo & Arquitetura. Vanja Hertcet, Arquiteta.

20h: Branding: Construção de marcas no setor da enologia. Paulo Vitor Targa, professor e produtor de eventos.

20h40: O vinho como produto turístico. Juliana Haddad, Country Manager - Bedsonline Brasil

21h40: São Paulo na taça: apresentação de vinícolas paulistas (com degustação para público presencial).

Inscreva-se!

Clique no botão para a inscrição que deseja:


PATROCINADORES

Com muito orgulho apresentamos a vocês as empresas que compartilham nossos objetivos e também acreditam e apoiam o fortalecimento e desenvolvimento do setor vitivinícola.


APOIADORES

PALESTRANTES




Palestras:

Dia 23/11 - 14h

Dia 24/11 - 21h



José Luiz Hernandes
Pesquisador Científico / Instituto Agronômico de Campinas
Técnico em Agropecuária (ETAESG Benedicto Storani, Jundiaí, 1987), graduado em Biologia (Fac. Ciências e Letras Pe. Anchieta, 1998), Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical (Instituto Agronômico de Campinas, 2001) e Especialista em Viticultura e Enologia em Climas Quentes (Centro de Pesquisa e Formação Agrária Rancho de la Merced, Espanha, 2006). Atualmente é Pesquisador Científico do Centro de Pesquisa em Frutas (IAC), fitotecnista com ênfase em vitivinicultura, atuando principalmente em microclima, fitossanidade, propagação, sistemas de condução e cultivo protegido.




Palestra:

Dia 23/11 - 19h



Prof. Dr. Leonardo Cury
Engenheiro Agrônomo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Sanduiche Università Di Bologna (2008) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Coordenador Adjunto do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Vitis vinifera, vitivinicultura de altitude, manejo da videira, manejo do dossel, tecnologia Agro 4.0 e viticultura sustentável.




Palestra:

Dia 23/11 - 20h




PhD Asia Khafizova
Mestre em Viticultura e Enologia pela State University of Agriculture, Moscow, Russia e PhD pela Mendel University in Brno, Czech Republic. Trabalhou com gerente de culturas especiais com foco em Horticultura e Viticultura na BASF the Chemical Company, Moscow, Russia e como Gerente de projetos de melhoramento de uvas em Vinselekt Michlovsky, Rakvice, Czech Republic. Atualmente é gerente de projetos de melhoramento de uvas na Vivai Cooperativi Rauscedo, Italy.




Palestra:

Dia 23/11 - 21h





Charles Pontalti
Engenheiro agrônomo pela UFRGS, produtor rural, representante da VCR – Vivai Cooperativi Rauscedo – Itália.




Palestra:

Dia 24/11 - 14h



Dra. Marite Carlin Dal'Osto
Enóloga pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Campus Bento Gonçalves (2004). Especialista em Gestão estratégica de qualidade - formada em 2005 pela UCS - Caxias do Sul (2005). Mestre em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela ESALQ/USP (2012). Doutora em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela UFPEL (2019). Mestre cachaceira (2019) e Sommeliere de cervejas (2021). Atualmente é professora de enologia no IFSP - Câmpus São Roque desde 2014. Já atuou, como coordenadora de qualidade da vinícola Salton (2003 a 2007) pesquisadora e enóloga responsável na EPAMIG (2008 a 2014).




Palestra:

Dia 24/11 - 20h




Dr. Giuliano Elias Pereira
Engenheiro Agrônomo formado em 1996 pela Universidade Federal de Lavras-UFLA, fiz Mestrado em Ciências dos Alimentos também na UFLA, depois fiz Doutorado em Viticultura e Enologia pela Universidade de Bordeaux 2-França, entre 2001-2005, e pós-doutorado também em Viticultura e Enologia na Universidade da Califórnia, em Davis-EUA (UC Davis) entre 2018-2019. Desde agosto de 2005, sou pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, atuando nas áreas de vitivinicultura e enologia.




Palestra:

Dia 24/11 - 19h




Dr. Celito Guerra
Engenheiro agrônomo com pós-graduações em enologia e química enológica. Trabalha na Embrapa (Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho) com tecnologia enológica, análises químicas e sensoriais de vinhos, tecnologias para regiões delimitadas com status de Indicação Geográfica e acompanhamento de novas regiões vitivinícolas.




Palestra:

Dia 25/11 - 14h




Rafael Vicchini
Engenheiro de Alimentos, atuou na indústria de sucos e polpas de frutas durante 6 anos, como responsável técnico e gerente do setor de qualidade, fez uma safra de produção de vinhos no Chile, em 2008, e atua na área de vinhos e bebidas há 13 anos, responsável técnico pela Cooperativa AVA, cooperativa dos produtores de uva e vinho de Jundiaí e também proprietário da EnoConexão, empresa que viabiliza o fornecimento de matéria-prima, insumos, consultorias e treinamentos para elaboração de vinhos.




Palestra:

Dia 25/11 - 19h




Vanja Hertcert
Atua como Arquiteta e Urbanista desde 1985.  A partir de 1995, foca na criação e requalificação de espaços destinados à produção e venda de produtos vinculados à Viti-Vinicultura e ao Enoturismo. Em 2021, continua apaixonada pelo que faz.




Palestra:

Dia 25/11 - 20h




Paulo Vitor Targa
Graduado em Relações Públicas (Universidade Estadual de Londrina) e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos (Senac São Paulo). Atua como docente de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing, comunicação, eventos e branding. É fundador da Cubo 2, empresa especializada na realização de eventos criativos e estratégias para a construção de marcas.




Palestra:

Dia 25/11 - 20h40




Juliana Haddad
Formada em hotelaria iniciou a carreira na área de Alimentos e Bebidas, especializando-se na venda de varejo/impulso e consolidou a carreira no atendimento às agências de viagens na área de vendas em hotéis e operadoras de Turismo. Há 3 anos está à frente das operações da Bedsonline Brasil, empresa do Grupo HotelBeds, líder mundial na distribuição de hotéis, passeios, translados e locação de carros. Tem como maior objetivo o fortalecimento da parceria entre fornecedor - consolidador - agente de viagem, visando um aumento na geração de Receita para o Mercado de Turismo.

EQUIPE


Rafael Vicchini
Eng. Alimentos e diretor
Enoconexão

Ariana Sgarioni
Enóloga e diretora
Enoconexão

Tábata Corso
Assessora de imprensa
Corso Comunic

Paulo Vitor Targa
Promotor de eventos
Cubo 2

EU FAÇO DIFERENÇA NO VINHO PAULISTA



A tão procurada camiseta do nosso evento tem cara nova!
Se você quiser adquirir sua camiseta, o link está aqui: Lojinha
Mas saiba que, independente da camiseta, se você chegou até aqui é porque
VOCÊ FAZ DIFERENÇA NO VINHO PAULISTA!

AH! E esse ano temos novidade! Na nossa lojinha você também pode encontrar uma das grandes estrelas do nosso evento... o vinho da IAC Ribas!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO


Estrada Municipal Natal Lorencini, km 8,5 s/n.
Jarinu/SP - 13240-000


(11)9.7154-8427


enoconexao@gmail.com